sexta-feira, 16 de julho de 2010

Festa finda, músicos a pé


Esgaravatana Seixas era um rapsodo incompetente, que sempre trocava situações e personagens de suas histórias, provocando a fúria e síncopes cardíacas nos moradores das cidades por onde passava, sendo obrigado a fugir pianinho daqueles lugares, com frequência.
Uma vez, chegando ao povoado de Cu Sôfrego de Mairiporã, na Carolina do Norte, foi reconhecido por um castrador de cavalos-jume:

Veio até aqui pra nos encher a porra do saco com suas historinhas de cocó assíduo? Vou presto chamar a Guarda Municipal.

Sem ter como fugir, argumentar ou instaurar eleições do cacete, Seixas implorou:

Ai de mim, que sou um xolinha sem tamanho nem biscates! Deixa-me passar, deixa-me seguir em frente! Imploro-vos... acabai com essa toleima!

Mas Bostanágua Gouveia era um castrador conhecido por sua inabalável frieza e aguerrida fé nos preceitos litúrgicos do Livro de Bukkakke e nos postulados de cálculos bizarros do hindu Pragabunda, e não conhecia a piedade: cortou, usando sua navalha Buñuel, os dois pulsos do pobre viajante, mergulhando-os no esterco das ruas, em seguida.

Aprenderás a dura lição da vida, chutabagos nojento! Míngua tua casta, de uma vez por todas e todas por uma deusa pagã, com corpo de teixo e cabeça de garoupa!

Humilhado, ferido mortalmente e zombado por todos que passaram por ali, Esgaravatana chorou feito putinha papa-moscas, chamando a atenção de três remanescentes da detènte e um galo (que estavam atocaiados num bosque de canelas-peido, não muito longe dali), despertando-lhes uma raiva saponácea, o que fez com que passassem bala a torto e a direito, em todos os moradores do povoado, com seus toscos e enferrujados rifles.

Depois de fazer uma pira com os corpos, mijaram sobre ela a noite toda, e enterraram o pobre Seixas numa cova rasa, com a esperança de que, um dia, ressuscitasse. Ao invés disso, dias depois, sobre seu túmulo, um corvo cagou.

Um comentário:

  1. SEgundo Gabriel Garcia Márquez os machos dividem-se em: os q evacuam fácil e os q se enfezam ao extremo.
    Já sabia dessa?

    ResponderExcluir