quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Desonra ao Pai, com Carinho (ou Dos Truques de uma Cigarra em Pentecostes)


Intentona Trotapicas ficou furibunda, quando descobriu que seu filho Pantomas estava se misturando à laia de escravinhos do fim da rua, a fim de se fazer em carreira de rapper, uma vez que tinha duas bocas e aprendeu a usá-las de maneira independente, graças a um livro subtraído a um confeiteiro de bolól-narceja.
Comunicando a descoberta a seu marido, Militão Gozamanso, este pôs-se a atirar havanaguilas contra as poentas paredes de sua mansarda, bradando à alta voz, para que a vizinhança (todos ali se desprezavam mutuamente) ouvisse e se persignasse:

Roda o mundo, rodam cabaços, e agora esse fedelho me inventa de misturar-se àquela chorpa imunda! Tratarei de deixar as coisas tais como eram em Antofagasta! Traz-me o gládio normando!

Desesperada, Intentona entrou em trabalho de parto, dando a luz a Rômulo, Remo, Tibério e Palmeirinha Puta-de-Três-Padres, que mais tarde se tornaria a Senhora Jackson Antunes, e morreu sem conseguir alertar a Militão de que tudo não passava de um sonho, uma mentirinha boba, criada por sua cabecinha fútil de matrona promíscua e boqueteira, que costumava matar calangos, na hora da siesta.

Sem se importar com nada, Militão saiu às ruas, no encalço de Pantomas, encontrando-o vestido de cetim esporrado, à beira de uma fogueira cerimonial construída para comemorar o Ano Novo dos Trouxas, tradição muito arraigada aos costumes dos moradores do bairro.
Vendo o pai de espada em punho, Pantomas não pensou duas vezes, e pulou na fogueira, gritando, enquanto era consumido pelas chamas e por dois escravinhos cheios de larica, que estavam por ali tocando punhetinhas a um e a outro transeuntes:

Papai é o mago! Papai é o mago!

e

Mim ser Fimir! Papai ser vovó!

Aliviado e de honra lavada, Militão passou a dar a bunda por grana, para sustentar a nova família, que se valeu de diversas artimanhas na vida, até que alcançassem a maturidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário